Virabhadrasana ou postura do guerreiro, é uma postura forte como indica o próprio nome; a sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Este asana fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax.
A permanência neste asana é fundamental para se obter os benefícios associados. Para ficar estável e confortável na posição, característica essencial do asana, é preciso encontrar o alinhamento do corpo.
Começamos por alinhar o corpo na posição:
– comece sempre com a área do corpo que está em contato com o chão, nesta caso, os pés. Eles devem ficar firmes no chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés, bem colados no chão (atenção para manter o dedinho do pé esquerdo sempre no chão);
– o joelho direito deve ficar fletido, mantendo-o alinhado com o tornozelo;
– a perna esquerda deve estar bem estendida com a rótula ativa (puxe o joelho para cima);
– encaixe o cóccix e alongue a coluna vertebral. Não deixe que o tronco se mova para frente, ele deve se manter na vertical;
– contraia o abdômen e alongue os braços, mãos e dedos na altura dos ombros, mantendo os braços alinhados. Encaixe as omoplatas, desça os ombros e abra o peito;
– os quadris devem ficar alinhados com os ombros;
– mantenha o olhar na mão direita e o queixo paralelo ao chão;
– deixe a respiração fluir naturalmente e observe o corpo.
Durante a permanência na posição, traga a energia da terra para as solas dos pés, suba com esta energia pelas pernas e concentre-a na área pélvica, acionando Mula Bandha (contração dos esfíncteres). Continue subindo com a energia concentrando-a na região do plexo solar, acionando Uddiyana Bandha (contração do abdómen). Suba ainda, com a energia até ao centro do peito na altura do coração e expanda o peito, deixando a energia do coração fluir pelo corpo.
Para desfazer a posição estenda o joelho direito, vire o pé alinhando-o com o pé esquerdo e desça os braços. Faça uma breve pausa e repita a posição para o outro lado.
Benefícios:
Fortalece e alonga as pernas e tornozelos;
Estica a virilha, tórax, pulmões e ombros;
Estimula órgãos abdominais;
Aumenta a resistência;
Alivia dores nas costas, especialmente no meio do segundo trimestre de gravidez;
Terapêutica para a síndrome do túnel do carpo, pés chatos, infertilidade, osteoporose e dor ciática.
Contra-indicações:
Com tensão arterial alta;
Diarreia;
Problemas no pescoço: Não vire a cabeça para olhar sobre a mão da frente, continuar a olhar para a frente com os dois lados do pescoço alongado uniformemente.
Variante:
Na descrição acima, os ombros estão centrados por cima da pélvis, com os lados do tronco igualmente alongados. Também é possível inclinar o tronco, ligeiramente afastado da perna esquerda, inclinando os braços paralelamente à linha dos ombros. Este exercício alonga o lado esquerdo do tronco. Repita no lado direito.
Gratidão eu sou!
Dan Dronacharya