Entendendo e Superando o Narcisismo.
“Ser livre é saber exatamente o que é que nos aprisiona…”
Ora bem, dizem que o coração é terra que ninguém pisa…
Realmente, nós não devemos brincar com os sentimentos dos outros e seguindo a mesma lógica, não devemos dar permissão para que ninguém brinque com os nossos, certo?
Pois, existe um antigo proverbio popular que diz que; “o cachorro que foi ofendido por cobra passa a ter medo de linguiça. Olha, e não é que é, mesmo (risos).
Blindar-se energeticamente é saber exatamente com quem deve se relacionar, é pura autodisciplina, quem se blinda jamais permitirá que a violência travestida de boa educação, cavalheirismo ou beleza física sente-se a mesa consigo.
E, é claro que a imensa maioria dos “blindados” são pessoas que já foram relapsas consigo próprias, ignorantes ou ingénuas de confiaram em lobos em pele de ovelhas.
Ser um blindado sem remendo é quase impossível, isso requer muita perspicácia e nós fomos educados para dar a outra face. Isso gera e alimenta a violência.
Ser passivo a atos violentos também é violência, permitir-se ser machucado é servir de comida para o vampiro que gosta de machucar. Reflita sem pressa, se a outra face não for oferecida é possível que cesse a violência, não é?
Portanto, parece-me que o amor próprio é o segredo para termos relações saudáveis.
Amar intensamente a si é realmente o que precisamos para deixar de alimentar a violência nas relações. Não aceite maltratos, não coopere com o sofrimento, não cuide do seu agressor, cuide de si, ninguém é saco de pancada de ninguém, não é? Fala sério, pah!
O amor definitivamente não causa confusões e tampouco flerta com as ilusões.
Realmente não é fácil saber se estamos conversando com um narcisista, à primeira vista, eles são muito gentis e geralmente ficamos maravilhados com a pessoa virtuosa que caiu do céu a nossa frente. Esse encantamento inicial faz com que abrimos a “guarda” e ficamos totalmente vulneráveis diante daqueles que julgamos ser uma pessoa que de confiança.
Entretanto, depois que passa a fase do flerte, as máscaras caem, se não fosse assim, possivelmente nós teríamos menos decepções entre as relações, não é mesmo? (risos).
A base de qualquer relacionamento é a sinceridade e ser honesto é entender que em algum aspecto nós poderemos ser menos do que outros, mas também é não aceitar menos do que se merece, isso é parte fundamental da pessoa que se ama.
Ter sinceridade absoluta para consigo mesmo é saber que não dominamos tudo, não temos controle de nada e que também cometemos erros.
Esta postura integra de ser verdadeiro para consigo é muito mais do que um compromisso de não mentir a si, é preciso possuir bastante inteligência emocional para compreender o universo que vivemos e respeitar as outras visões de mundo.
Blinde-se, faça o seu ritual e saiba que é o blindado consegue ver “o olho de quem tem lombriga”, perceberemos facilmente o prazer que essas pessoas (vampiros energéticos têm em divergir e em desmerecer os outros interlocutores.
No entanto, ainda desconhecemos a razão disso acontecer, pode ser um karma negativo, falta de amor próprio ou necessidade financeira e emocional.
Mas, tentar desvendar é arranjar mais problemas, não perca tempo querendo ajudar quem lhe maltrata, isto é um ato violento para consigo e não agrega em nada à sua vida.
É, muito mais valioso ser, sábio, agradável, produtivo. Direcione o seu olhar para o seu interior e aprenda cada vez mais a ouvir a voz que fala mansamente dentro de si.
Porque na verdade, os narcisistas são pessoas problemáticas, fracas, demasiadamente carentes e histéricas. Estão sempre discutindo, constrangendo e se autoafirmando como inteligentes e entendidos de todos os assuntos. São simplesmente incapazes de manter conversas descontraídas, não aprofundam em nada e quando são pegos numa mentira se tornam muito violentos.
O narcisista fará você pensar que não sabe o suficiente para viver sem a inteligência dele, por mais que se esforce, você nunca conseguirá estar à altura dele. Eles gostam de diminuir os outros.
A pessoa narcisista definitivamente pensa que você deve ser treinada para viver com ele, você não é nada, na cabeça doentia dele, você deveria agradece-lo por ter lhe adestrado. Entenda isso e não tente se armar em nada, vá embora!
Infelizmente aferida não fechará, é melhor se conformar com isso! Você sempre lembrará da dor de conviver com um narcisista, esta é uma das piores experiências de um ser humano. É, também a forma mais rápida de se deixar destruir. Não, não existe benefícios e nem beleza nesta anulação e nada, nada pagará a morte do seu eu.
Portanto, não se culpe, todos passamos por isso em algum momento do caminho entre os Bardos da vida, a ingenuidade e a inocência não são erros, são características de um ser o puro que os narcisistas sabem usar muito bem, eles são mestres na arte de ludibriar e só revelaram a verdadeira cara depois de terem certeza que conquistaram a vítima.
Antes desta certeza, manterá o personagem de ser a melhor das criaturas, daquelas que jamais teriam a capacidade de ferir alguém, só quando você o irrita e o leva a maltratar-lhe, mas se você se comportar bem e fizer por merecer, ele será cortês e prestativo. Assim são todos os vampiros energéticos, vulgarmente conhecidos como NARCISISTAS.
Mas;
O que é que atrai e como se defende de um Vampiro?
Na realidade, somos vítimas de nós mesmos. São as nossas carências, pobreza financeira e espiritual, inabilidade emocional e principalmente a vontade de sair desta situação sem muito esforço, é isso que desperta em nós uma energia que os atrai e servirá de alimento para eles
E não, não é porque você é uma pessoa ruim. Nunca deixe ninguém afirmar isso de você. Não permita definições, este tipo de coisa é só mais uma artimanha vampírica para sequestrar-se de si mesma.
Acreditar em príncipes, salvadores, contos de fadas e romantizar as relações é desvalorizar-se. Blinde-se, faça o seu ritual;
Entenda que a carência nasce da sua insegurança e o medo é fruto da falta de autoconhecimento, portanto, fragilizar-se desta maneira fará você querer alguém a qualquer preço.
E, essa necessidade desnecessária de ter alguém por perto para suprir as suas vontades é a forma que lhe levará até o colo do narcisista.
“Logo, ele terá a sua total confiança e você acreditará que não é capaz de viver sem ele.”
Com o tempo percebe-se que tudo foi uma idealização sua. Abre-se o terceiro olho e vê que pessoa sempre foi só aquilo que ela demonstrou ser depois da intimidade e tudo que você tinha como verdade, em nada condiz com a realidade.
A frustração virá e você ficará sem jeito de dizer a todos que se enganou e com vergonha de se desprender, fingirá que vive em plena harmonia.
Afinal, é preciso coragem para admitir que foi você quem alimentou o bicho que lhe aprisionava.
Mas, não desanime! Tente ver o sol. Ele voltará a brilhar dentro de você.
Por ora, deixemos o Samsara seguir seu curso. Om!
Gratidão,
Dan Dronacharya.