O que é retidão?
“Retidão significa integridade, lealdade. Qualidade de quem possui senso de integridade, de justiça; Pessoa de caráter integro; quem se comporta a favor da razão, da lei, do dever: retidão de caráter.”
Bom dia com Yoga meus amores…
Mas o que é se comportar a favor da razão? Qual é a lei? Dever? De quem? Com quem? O que é caráter, mesmo? Como é formado o caráter?
Os meus compromissos diários são: reto agir, reto pensar e reto falar. Esses são os compromissos que fiz comigo e toda a vez que surge conflito por conta desse meu jeito de ser, eu reavalio estes compromissos, faço sempre as perguntinhas do início do texto. Ter uma filosofia de vida sempre nos leva a revisões, seja ela de crenças sobre-naturais ou não, mas todos nós temos um “conjuntinho” de regras que cumprimos a risca. Eu tenho procurado manter essa minha caixinha mais exposta, sabe? Me aceitando e aceitando os outros. Isso tem causado alguns conflitos, mas eu sinceramente acho que o saldo tem sido positivo.
Eu tenho tido a oportunidade de reavaliar estes conceitos mais vezes (risos), tenho tido a liberdade de jogar fora aqueles “apeguinhos banais”, sabe? Para mim, tem sido restaurador receber a vida de maneira menos controladora, poderosa ou empoderada (risos). Tenho entregado as coisas com mais facilidade, percebi que discutir já não é a minha praia, por mais intensa que eu seja, eu diminuí o passo e peguei o hábito de pedir desculpas até pelo que não fiz.
Eu só não discuto mais, eu não gosto disso, eu acredito vivamente que isso é a maior perda de tempo que alguém pode ter na vida e a minha conduta nada tem que haver com anulação Isso eu fazia quando concordava com toda a gente. Ao abster-me de uma discussão sempre deixo claro que não vou prosseguir discutindo inconsciências, digo sempre que acho isso uma tolice, isso só traz coisas ruins e a menor delas é querer a qualquer preço que o outro deixe de pensar da forma dele e passe a pensar da sua maneira porque você acha que a sua é a melhor do que a de todos, afinal você tem razão, né? Fala sério! Isso é uma conduta horrível! Eu também sempre me retrato, me desculpando com o outro, pois eu posso ter ofendido o seu mundo e tudo que ele considera sagrado. Ofender, não é um desejo do meu coração!
Tentar trazer outra pessoa para o seu universo é uma tremenda falta de respeito com o mundo do outro e a gente faz muito isso quando discutimos com alguém, é por isso eu não discuto mais.
Uma discussão é só uma representação de dois mundos que se divergem e nessa divergência de mundos ambos sentem a necessidade de comprovar a grandeza que tem perante o outro, nada bom! Para mim, se você precisa que o outro (perceba) e dê-te a razão, é por que razão você já sabe que não tem. Quem tem razão não discute, moço! Não tenta convencer ninguém e também não muda a sua conduta só porque a outra pessoa acha que deve ser mudado.
Eu tenho convicção da minha filosofia de vida, ela foi uma escolha muito bem pensada, não existe a menor possibilidade de retorno ao que um dia eu fui. Eu posso deixar-te enfurecido, maluquinho de raiva, mas eu não discuto com ninguém mais, para mim ser reto é ter coerência com o que a pessoa espalha aqui fora, para mim de nada adianta pedir desculpas para os externos (sociedade) se dentro do seu lar não consegue ser manso. Retidão é ser aquilo que propõe ao mundo, é preciso ter coragem! Quem é reto, mesmo?
Esse discurso de que você pode bater na minha cara que eu te dou a outra face nunca foi meu. Sou bem o oposto disso, para mim se você agride então é porque está dando permissão para ser agredido. Eu escolhi ser autentica e não posso fazer nada se não agrado a todos, não posso nem lamentar isso e muito menos moldar-me só para agradar alguém, eu só posso ser quem já sou, isso é aceitação ou dignidade de ser como eu gosto de falar. Totalmente Dan! Gratidão!
Dan Dronacharya.