Coletores menstruais

Olá amores do sagrado feminino, hoje o assunto é só para mulheres…

Menstruação, sim hoje o assunto é sobre este período que incomoda sim mas é de suma importância para nossa saúde que o ciclo menstrual ocorra todos os meses sem pormenores.

Neste período não existe uma só mulher no mundo que eu conheça que nunca passou por mal pedaços com os tais “absorventes” ou “pensos higiênicos” como é chamado aqui em Portugal.

Ah, não gente! Vamos combinar né? Aquilo é horrível, incomoda pra caramba, coça, cheira mal, prejudica a respiração da sua vagina, suja a gente tudo, você fica insegura o tempo todo e para alem desse calhamaço de desconforto, ainda polui o ambiente.

Eu uso coletores há uns 4 anos, eu já usava absorventes internos por conta da alergia que tenho dos absorventes externos.

Eu andava nos cursos para professora de Yoga quando uma colega falou-me dos “copinhos de colher menstruação”, a princípio achei estranho mas resolvi pesquisar na net e acabei por encontrar muitas informações e cá estou para ajudar mais gente a se informar ( risos).

Os coletores menstruais são feitos de silicone, são práticos, fáceis de usar e tu podes ficar até 12 horas com seu coletor, mas ainda assim recomenda-se que faça a troca na hora de dormir. Para além de serem seguros, confortáveis, higiênicos, ecologicamente corretos, os coletores são também uma economia no seu bolso, não precisa mais ficar comprando absorventes, pois o seu coletor tem validade de três anos.

Existem alguns fatores essenciais para saber qual é o seu coletor ideal: medir o comprimento do canal vaginal, saber qual é o volume do fluxo menstrual, conhecer a musculatura pélvica e ser virgem ou principiante.

A primeira etapa de todo o processo com os coletores é medir o comprimento do seu canal vaginal durante a menstruação. Para isso, você vai precisar higienizar suas mãos, encontrar uma posição confortável e inserir cuidadosamente seu dedo médio no canal vaginal até sentir o colo do útero. Quando retirar o dedo verá a marca do sangue nas articulações e assim poderá saber se o colo do útero é baixo, médio ou alto. Também é importante fazer durante a menstruação porque nessa altura do mês o colo do útero costuma estar mais baixo, o que influencia diretamente na escolha do coletor certo. Não vale ter nojo de si, este é o seu sangue, paredinhas do útero que não foram utilizadas que sabiamente o seu corpo expulsa.

Use os dedos para medir o colo de seu útero. É simples:

Higienização, se liga nessa deusas…

É imprescindível a limpeza do seu coletor e de suas mãos antes e depois do uso. A água fervente é das formas mais simples de higienizar os coletores, e é a que eu faço uso mas é preciso ter muito cuidado no manuseio de água quente em qualquer tipo de recipiente. Existem varias receitas de higienização na net e já existe até produtos de higienizar coletores, mas eu sou mesmo à moda antiga.

Sobre vazamentos

É comum que aja vazamentos no início ou todas as vezes que seu coletor estiver mal posicionado no colo do seu útero, por isso relaxe a sua região pélvica bastante antes de inserir o seu coletor. De cócoras costuma dar jeito. É muito importante que conheças o seu corpo, neste ponto os coletores também nos ajuda.

Os nossos amiguinhos íntimos também cumprem um papel importante para o autoconhecimento e para a quebra do estigma menstrual. Se quiser começar a usá-los, você vai precisar entrar em contato com a própria vagina e ter uma noção melhor de como funciona a sua anatomia e seu fluxo menstrual, afinal o tamanho e formato do coletor escolhido depende diretamente do formato do seu próprio corpo e da intensidade do seu ciclo.

Conhecer a si e saber como funciona a sua intimidade nunca deveria ter sido um tabu. Uma mulher saudável se cuida e se ama. Gratidão flores!

Om!!! Maha Devi Shakti , Ommmmm!!!

Dan Dronacharya.

Sobre Dan

Estudante da consciência, Escritora e Professora de Yoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights