O QUARTETO FANTÁSTICO

“Hormona ou hormônio é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados e que funciona como um sinalizador celular. O termo provém do grego ormóni que significa evocar ou excitar.” (Wikipédia)

Boa tarde, amores…
Ao longo dos séculos, filósofos e pensadores se dedicaram a definir e representar a felicidade. Nas últimas décadas, porém, grupos menos românticos se juntaram a essa difícil tarefa: os endocrinologistas e neurocientistas.
Não que estejam se importando se as pessoas estão felizes por amor ou por dinheiro, mas de verificar quais as reações químicas que a alegria causa no organismo humano e como podemos “forçar” esse sentimento.
Neste sentido, há quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos, a endorfina, a serotonina, a dopamina e a oxitocina.
Cada um desses hormônios tem suas características, mas juntos eles formam o QUARTETO DA FELICIDADE.
Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo e quando eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor. Também podem levar à desmotivação e à tendência a adiar tarefas e compromissos, e em casos graves de baixa desses neurotransmissores, as pessoas podem até desenvolver depressão.
Na prática, manter uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar e ajuda na liberação desses neurotransmissores na corrente sanguínea. Mas não somente isso.
Praticar YOGA, atividade física com regularidade, ter momentos de prazer em família e amigos, dormir bem e MEDITAR também são capazes de auxiliar e de manter em alta os níveis desses hormônios. Afinal, são esses momentos de prazer e relaxamento que nos levam a ter uma vida boa, pois, a vida é o gosto que se tem dela. ?
Gratidão eu sou!
Dan Dronacharya.

Sobre Dan

Estudante da consciência, Escritora e Professora de Yoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights